HISTÓRIA
O Colégio Sapiens foi fundado em 1986 com o objetivo de ser uma escola diferenciada, em que a aprendizagem caminhasse lado a lado com o bom relacionamento entre todos os agentes envolvidos, que os conteúdos fossem além dos fatos e que pudessem ter sentido e aplicação.
Ao longo de todos esses anos crescemos e aprimoramos, mas nunca perdemos a essência de um ambiente emocionalmente seguro, do estabelecimento de vínculos afetivos e de uma aprendizagem significativa que são as bases da formação de nossos alunos.
PROPOSTA PEDAGÓGICA
Nossa missão é a de proporcionar condições para que o aluno desenvolva a competência de apropriar-se da informação, transpondo-a para sua realidade de forma crítica e construtiva, visando sua plena inserção social. Acreditamos que o processo de ensino e aprendizagem deva propiciar a vivência de um ensino de qualidade, que resulte em aprendizagens significativas e bem sucedidas, permitindo a inclusão dos alunos no mundo acadêmico, permeando as diversas áreas da linguagem, cultura, ciência, arte e trabalho; desenvolvendo valores e atitudes essenciais ao convívio social, solidário e ético; respeitando a diversidade e garantindo o desenvolvimento das competências e habilidades cognitivas, sociais e afetivas.
FINALIDADE EDUCATIVA
O Colégio Sapiens determina como metas a serem desenvolvidas com educadores e educandos:
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O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à integração da realidade;
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A capacidade de utilizar, crítica e construtivamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;
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A compreensão dos processos naturais e o respeito ao ambiente como valor vital, afetivo e estético;
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O desenvolvimento de uma atitude de valorização, cuidado e responsabilidade individual e coletiva em relação à saúde e à sexualidade;
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A autonomia, cooperação e o sentido da co-responsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos;
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A competência para atuar no mundo do trabalho dentro de princípios de respeito a si mesmos, pelos outros e pelos recursos da comunidade;
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O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais;
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A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação, de forma sistemática e assistemática.